Descubra Qual o Seu Propósito de Vida em 7 Simples Passos

Muitas pessoas tem uma vida vazia de significados e isso tem um impacto direto na maneira como a pessoa vê o mundo.

Uma vida sem propósitos te deixa sem um direcionamento, tão necessário, principalmente nos dias de hoje onde somos estimulados o tempo todo.

Infelizmente o resultado disso é que você acaba ficando a mercê de transtornos psíquicos dos mais variados que vão desde uma depressão até uma simples ansiedade.

É claro que ter um propósito de vida não significa que você estará imune a ansiedade ou até mesmo a depressão. Porém, você pode diminuir muito a probabilidade de que isso aconteça pelo simples fato de você ter um direcionamento.

Quando você não tem um objetivo específico, você dá a possibilidade de sua mente ficar divagando por vários estímulos sem se prender a nenhum. O resultado disso é que você aumenta sua ansiedade por conta de estar perdido, sem rumo.

Mas como você pode ter um propósito de vida?

Bem, para ter um propósito você precisa criar um e é isso que vou te ensinar através de 7 simples passos.

Ao final, você irá criar uma frase para ser o teu guia e te lembrar sempre que você estiver se desviando do caminho.

Isso é muito importante para que você tenha uma maior com a tua essência.

Curso de inteligência emocional no Rio de Janeiro

Primeiro passo

Faça uma lista de todas as suas habilidades, sejam elas manuais, artísticas, de ensino, atendimento ao público, pesquisa, finanças, design, exatas, alimentação, vendas, enfim, tudo aquilo que você faz bem ou que as pessoas ao seu redor reconhecem sua habilidade.

Não se preocupe se você ainda não tem consciência de todas as suas habilidades, isso É algo que vem com o tempo e com a vontade em se aprimorar. O mais importante é que você reconheça que é bom em alguma coisa, mesmo que você não tenha desenvolvido ainda essa habilidade.

Segundo passo

Procure se perguntar o que você consegue se vê fazendo, e feliz, com 70, 80 ou 90 anos?

É necessário que você escreva no papel a resposta dessa pergunta por que assim você estará colocando outros sentidos para trabalhar a sua percepção e não só a mente. Isso vai te ajudar a expandir sua visão a médio/longo prazo.

Terceiro passo

Faça uma lista de 10(dez) dos mais importantes valores que você possui em relação à vida e ao trabalho.

Para te ajudar vou colocar aqui uma lista com alguns valores para que você separe os 10 que mais tem a ver com você: Flexibilidade, liderança, cooperação, sucesso, desafios, aceitação social, rotina, comprometimento consigo mesmo, excelência, respeito, status, reconhecimento, competitividade, paciência, individualidade, persistência, poder, segurança, fama, responsabilidade, estabilidade, liberdade, compaixão, espiritualidade, crescimento contínuo, variedade, mudança, honestidade, organização e reputação.

Quarto passo

Dos 10 valores que você acabou de selecionar, separe os 5 (cinco) que você achar serem os mais importantes para você.

Quinto passo

Coloque esses cinco em ordem de importância, do que é mais importante para o que é menos importante. Por exemplo: Se você escolheu poder, segurança, fama, responsabilidade e persistência poderá achar que segurança é o mais importante, seguido de poder, fama, persistência e responsabilidade. Todos em ordem decrescente de importância.

Sexto passo

Crie uma frase contendo todos os seus 5 valores mais importantes. Você pode começar com: Eu acredito que…

Deixe sua imaginação e criatividade guiarem sua escrita.

Esta frase será o teu norte, a tua bússola, que irá guiar os seus passos rumo a um objetivo maior, preenchendo sua vida e dando material suficiente para que o teu inconsciente possa te mostrar o caminho para a autorrealização.

Sétimo passo

Agora faça uma lista de habilidades que você já tem e que precisam ser aprimoradas e outra com habilidades que você ainda não possui, mas que são importantes desenvolver para concretizar o seu propósito de vida como a inteligência emocional por exemplo.

Clique aqui para saber como desenvolver sua inteligência emocional

É importante você saber que o seu propósito de vida não é algo fixo e imutável. Pode ser que com o passar do tempo você venha mudar o propósito. O mais importante é que você tenha sempre uma bússola que direcione as tuas ações.

Depois que terminar, procure colocar post-its (adesivos) com a sua frase em vários lugares onde você possa dar de cara sempre que possível. Isso irá te ajudar a ampliar sua percepção e encontrar soluções para os teus desafios com muito mais facilidade.

Gostou? Então deixe seu comentário e compartilhe!

Deixe seu comentário

2019-01-09T13:07:58+00:00janeiro 9th, 2019|Inteligência Emocional|
Share This