7 Dicas para Controlar a Ansiedade e Conquistar seu Equilíbrio Emocional

Muitas pessoas me perguntam como podem controlar e superar a ansiedade.

Perguntam como podem diminuir a tensão causada pela ansiedade, pois são pessoas extremamente ansiosas.

Vou deixar sete dicas importantíssimas para você conseguir diminuir seu nível de ansiedade. Mas de nada vai adiantar se você apenas ler esse artigo e não por em prática cada dica. Utilize como exercício diário, cada dica em um dia.

Curso de inteligência emocional no Rio de Janeiro

1. Valorize o seu presente

Valorize o seu presente por que a ansiedade nada mais é que o medo catastrófico de algum evento no futuro.

A mente cria um evento negativo, e fica em um ciclo vicioso fazendo com que você pense diversas vezes nesse pensamento negativo. E isso vai a um ritmo tão acelerado e tão intenso que seu corpo responde a essa tensão. Você começa a sentir os batimentos do coração bem acelerados, começa a sentir falta de ar, a suar frio, muda a sua fisionomia, você acaba mudando o seu jeito de se expressar, você muda tudo.

Suas atitudes mudam quando você está em uma crise de ansiedade.

Então se você sentir que está em uma crise de ansiedade, pare, respire fundo e se conecte com o seu presente, quanto mais você se conectar com o presente mais vai valorizar o seu aqui e agora, porque É nessa hora que a vida acontece, quanto mais você valorizar o seu cotidiano, mais você estará conectado com o seu presente, ficando disposto e motivado a encarar seus desafios dia após dia.

2. Controle os pensamentos acelerados

Quando você estiver com os pensamentos acelerados e recorrentes de algo negativo, dê um comando para si mesmo.

Diga NÃO, eu não vou mais pensar nisso eu não quero mais pensar nisso.

Dê um comando forte e rápido, mas que seja congruente quando você der esse comando para si mesmo. Assim o seu cérebro vai entender que é hora de parar. Enquanto você der atenção para esses pensamentos recorrentes, esses pensamentos automáticos, mais eles vão se agigantando diante de você.

Então PARE de pensar negativo. PENSE POSITIVO SEMPRE.

3. Identifique a causa da ansiedade

Tem muitas pessoas que não sabem porque estão ansiosas, pois esses mecanismos internos e inconscientes surgem na surdina, e de repente a pessoa já está totalmente fora de si, com o coração disparado, suando frio, com falta de ar, sem ao menos saber por que está¡ assim.

Quando você perceber que está acelerado e muito ansioso, pare e pense nos últimos acontecimentos, o que porventura mexeu de alguma forma com você te deixando ansioso e perante essa identificação comece a mudar sua frequência, se acalmando e seguindo em frente.

4. Evite bebidas estimulantes

Está provado e comprovado que o café e qualquer bebida que contém cafeína, energéticos, estimulam seu fisiológico, aumentando a sua ansiedade.

Se por acaso você não conseguir ficar sem o cafezinho da manh㣠e da tarde, evite o consumo a noite para que você tenha um sono mais calmo, bem tranquilo.

5. Ouça músicas relaxantes

Se você É uma pessoa muito agitada, e muito ansiosa, se seu dia É muito estressante procure ouvir músicas relaxantes ao chegar em casa ou na volta no trajeto para casa, na condução, no seu carro. Ouça músicas que vão te proporcionar um relaxamento, ouça mantras, música instrumental, mas que sejam suaves para baixar o seu nível de estresse.

6. Questione os seus pensamentos

A ansiedade É uma criação mental negativa. A mente cria um evento catastrófico negativo.

Então questione seus pensamentos no sentido de: Qual a estatística disso acontecer? Qual a probabilidade de ocorrer realmente isso que estou pensando? Por que estou penando nisso? Existe algo que contraponha isso que estou pensando? Existe algo que se eu pensar o contrário seria o mais normal ou mais natural que aconteça?

Quando você vai questionando seus pensamentos, você acaba minando tudo aquilo que É de negativo na sua mente.

7. Respire

Aprenda a respirar, respire profundamente. Procure respirar tranquilamente ao perceber que está¡ ofegante devido a ansiedade. Ao dar um tempo para você, respirando lenta e profundamente, você diminui a ansiedade e começa a ter pensamentos mais claros quando tiver que tomar alguma decisão pessoal ou profissional sem estar dominado pela ansiedade.

Faça esse exercício de respiração pelo menos três vezes ao dia e perceba que ao respirar tranquila e pausadamente, você se torna uma pessoa muito mais tranquila e não fica a mercê da ansiedade.

Espero que você utilize essas dicas no seu cotidiano para driblar e sanar de vez a ANSIEDADE.

Faça esses exercícios até se transformarem em um hábito.

Um abraço afetuoso!

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2018-12-14T19:39:26+00:00dezembro 14th, 2018|Inteligência Emocional|
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