Uma Breve História do Coaching

Apesar de ser considerada uma metodologia recente, a história do coaching começa na década de 1830. Na Universidade de Oxford, no Reino Unido, o aluno que tinha dificuldade em alguma matéria, recebia a indicação de um tutor particular. Esse tutor elaborava um plano de recuperação, preparando o aluno para a prova daquela disciplina.

A ideia da Universidade de Oxford se expandiu por todo o Reino Unido. Na década de 1850, diversas instituições de toda a Europa já adotavam a prática. Foi quando, pela primeira vez, ouviu-se o termo Coach, para se referir aos tutores escolhidos.

Apesar de não ter nascido nesse momento e ter levado mais de 100 anos para que a metodologia fosse desenvolvida de fato, o conceito de tutor foi bem dinâmico para os primeiros grandes estudiosos. Abaixo você saberá como o coaching se expandiu e ganhou o mundo. Veja.

Do Reino Unido para as Américas

Foi em 1950 que a ideia do coaching atual surgiu verdadeiramente. Os grandes times esportivos dos Estados Unidos passaram a ter um coach para seus atletas. Esse profissional era responsável por treinar os atletas e aperfeiçoar as suas capacidades dentro da equipe. Nessa época, esse tipo de suporte era mais comum em times de esqui e tênis.

Dos esportes para os negócios

Ainda na década de 50, a história do coaching deu uma reviravolta. Vendo o sucesso da técnica nos times, os grandes executivos que praticavam tênis ou patrocinavam alguma equipe, perceberam que isso também podia funcionar em seus negócios.

Coaching: dos esportes para os negócios

Pela primeira vez o coaching era pensado como uma forma de lucro. A ideia foi desenvolvida, pensando em melhorar a gestão de pessoas e desenvolvimento pessoal dos funcionários de uma empresa. Até hoje essa técnica é utilizada e considerada uma das vertentes do coaching com maior poder de mercado.

Coaching de Vida

Dez anos depois do grande sucesso do coaching no mundo corporativo, a Universidade de Nova York implementou um programa educacional, onde era utilizada a metodologia para ajudar pessoas. Foi assim que nasceu o conceito de Coaching de Vida. A ideia era desenvolver melhor as capacidades de alguém para resolver seus problemas e superar seus obstáculos.

Dos Estados Unidos, essa ideia de Coaching de Vida, chegou ao Canadá. Foi aqui, pela primeira vez na história do coaching, que a metodologia foi desenvolvida e distribuída como uma profissão do futuro.

A história do coaching no Brasil

No Brasil, a história do coaching começa logo após o grande sucesso no Canadá. Na década de 70 já era possível perceber alguns profissionais trabalhando a metodologia no país. Aqui ela também se difundiu a partir dos esportes. Os times passaram a adotar um coach para suas equipes, repetindo o sucesso dos primeiros times norte-americanos.

Posteriormente, o coaching chegou aos executivos brasileiros, sendo acessível apenas para grandes empresas. HSBC, Boticário e Banco do Brasil eram exemplos de marcas que adotaram de imediato um coach para seus funcionários.

Segundo maior setor em crescimento

Chegamos até 1999. Agora a história do coaching já era conhecida no mundo inteiro. Todas as empresas queriam um profissional desse tipo para trabalhar melhor as capacidades de seus colaboradores. As pessoas também passaram a adotar a metodologia para superar medos e alcançar seus objetivos.

Foi quando a história do coaching deu um grande salto. O setor tornou-se o segundo mais lucrativo do mundo, ficando atrás apenas de TI. Aqui, as grandes escolas de coaching já surgiam para treinar cada vez mais profissionais.

O coaching tornou-se uma ferramenta poderosa no mundo dos negócios. Contudo, não desmerecemos o seu sucesso também para uso pessoal. Foi a partir desses tempos que as vertentes aumentavam. O que antes era apenas coaching de negócios e vida, agora era para esportes, crianças, para emagrecimento, para a espiritualidade e muito mais.

O coaching exige formação e o Brasil é um dos países com maior número de escolas e profissionais no mundo! Em 2017, apenas nos Estados Unidos, a metodologia rendeu mais de 23 milhões de dólares e já é considerada a profissão do milênio.

O que você achou de conhecer mais da história do coaching? Agora o que acha de fazer parte desse universo? O ITC oferece periodicamente a Certificação Internacional em Coaching Transpessoal, ajudando você a ingressar no mercado e atuar em uma das profissões que mais crescem no mundo! Acesse nossa página e conheça os detalhes da nossa formação em coaching.

Formação Internacional em Coaching Integral Transpessoal no Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

2018-10-26T16:32:02+00:00outubro 26th, 2018|Coaching|
Share This